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ESCOLAS EM PORTO ALEGRE
Atenção senhores passageiros: o espetáculo didático e motivacional “SANTOS DUMONT ESTÁ VIVO!” visita sua comunidade escolar. Tomem seus assentos no “14 Bis” que a imaginação vai voar alto!
Você vai viver uma experiência emocionante, de ‘tirar o fôlego!’
Um ator interpreta 13 personagens, mudando de tipos 23 vezes. Acabamento estético caprichado; os figurinos têm efeitos especiais inéditos – chapéus e adereços com luz e movimentos. Traz cenário sustentável e ‘Instagramável’: um circo mambembe vira biblioteca,
é camarim e palco de interações. Tem o “14 BIS” e a réplica do primeiro carro no Brasil. Projeções em telão mostram o nosso herói.
Didático, dinâmico, interativo, incentiva a leitura e proporciona uma vivência rica em conteúdos e formas. Destinado a todos os públicos, tem duração de 01 hora. Um projeto pedagógico que vem motivando plateias a buscarem a realização dos seus sonhos de maneira ética e cidadã tendo como exemplo a vitoriosa saga do ‘Pai da Aviação’. Em cartaz há 17 anos, foi assistido por mais de 70.000 espectadores em 42 cidades do Rio Grande do Sul + 68 escolas em Porto Alegre + 22 em Alvorada – RS.
Garanta já o seu lugar! O 14 Bis vai decolar rumo ao infinito!
*A direção da Escola recomenda aos alunos assistirem ao espetáculo por se tratar de um projeto pedagógico de valorização e incentivo aos estudos e à leitura. Trabalhos pedagógicos poderão ser realizados a partir da peça. Na ocasião, haverá aula normal.
Assista a seguir ao vídeo promocional do espetáculo.
Vídeo promocional do espetáculo didático e motivacional “Santos Dumont Está Vivo!”. Com conteúdo inédito, apresenta a edição comemorativa da Revista do Mancuzo pelos 25 anos da Mancuzo Comunicação Criativa. E mais: traz opiniões de educadores, matérias de jornais e destaque das páginas que tem com matéria de capa: Educar é Preciso.
Materiais em formatos diversos – de livros a entrevistas, para inspirá-lo através da vitoriosa saga do “Pai da Aviação”.
Nesta plataforma, professores encontram subsídios para desenvolverem trabalhos pedagógicos que enriquecerão a experiência que o aluno vive ao assistir nossa peça – confira no rodapé desta página resultados obtidos e o impacto em comunidade escolares.
Este espaço pretende também provocar a imaginação e inspirar estudantes a partir das aventuras e conquistas do “Petit Santôs”.
Muito além de dicas de leitura, teremos entrevistas com escritores e estudiosos nesse tema, quiz, games e muito mais. Siga nossos canais de comunicação – este site e redes sociais. Participe, interaja e compartilhe.
Ao completar 17 anos de itinerância por 42 municípios do Rio Grande do Sul e mais de 67 escolas em Porto Alegre, o espetáculo didático e motivacional “Santos Dumont Está Vivo!” tem presenteado seu intérprete, Fabio Ernesto Mancuzo – no papel do “Pai da Aviação”, com ricas experiências de aprendizado: “Posso afirmar, sem a melhor dúvida, que tenho aprendido muito em visitas a salas de aulas. O jovem estudante é curioso por natureza. A obra de Dumont tem todos os ingredientes para despertar a vontade de saber mais e mais… Eles querem entender os porquês. Surgem insights durante as breves conversas com alunos e seus professores. Nosso projeto vai muito além da apresentação de uma biografia em cena, deseja mostrar que estudar pode sim ser uma prática muito interessante. Temos como exemplo um brasileiro acreditou, estudou, realizou e entrou para a Historia. Todos nós somos capazes.” – afirma o artista.
Além de uma experiência cultural que reúne teatro, música e expressões artísticas variadas, levamos o espetáculo teatral a públicos que, por motivos variados, não tem acesso a esse tipo de manifestação. Trata-se de uma poderosa ferramenta para a Educação, muito importante na formação crítica de cidadãos. O acesso à cultura é um direito garantido pela Constituição Federal do Brasil.
São pilares fundamentais no nosso projeto: o exercício de formação de plateia de teatro, incentivo à prática da leitura e a motivação para o quão importante é estudar.
O projeto atende a um público diverso – das séries iniciais aos adultos do EJA, e a visitação para a divulgação das apresentações faz parte da nossa metodologia de trabalho, mostrando bons resultados de adesão por parte da comunidade escolar. Nesses encontros surgem perguntas que, devido ao curto tempo das visitações em aulas, desperta a curiosidade e fica “aquele gostinho de quero mais”.
Selecionamos quatro publicações com diferentes abordagens: livro, revista e catálogos. Como autores destas obras temos o próprio Santos Dumont; contamos ainda com Henrique Lins e Barros – especialista neste tema, Gringo Cardia — um renomado artista plástico e uma revista lançada no centenário do voo do “14 Bis” voltada ao público infantil.
Confira acessando os links a seguir:
Conheça os personagens e suas funções no roteiro do espetáculo didático e motivacional “Santos Dumont Está Vivo”:
https://drive.google.com/file/d/1lELJzbmHCLNndgF-ykYTeGilKm4YseWW/view?usp=sharing
Revista Ciência Hoje – especial Santos Dumont
https://drive.google.com/file/d/1C-G2NKzI_7lRsJNcMDHv1pGIwj_mG3cK/view?usp=sharing
Filme de animação para crianças
https://drive.google.com/file/d/15PTcJ4_Dbv–1QdjpnMv4RVe0gwMt2dV/view?usp=sharing
Os Meus Balões – Alberto Santos Dumont
https://drive.google.com/file/d/14u2RJMJ2JnqigRFH0lTxdBD5jpGGSXkE/view?usp=sharing
Santos Dumont – O Poeta Voador – de Gringo Cardia
https://drive.google.com/file/d/12bo_G-1Vg1xfqypNMjsYPPxHiDlWDmFE/view?usp=sharing
Santos Dumont e a Invenção do Avião – de Henrique Lins e Barros
https://drive.google.com/file/d/1p2sSmdUeoCO38LP-sJYA41KLTvsQtBU6/view?usp=sharing
Lista de livros e vídeos sobre Alberto Santos Dumont
https://drive.google.com/file/d/1WIXev9zwlZ3adWTIDbXW1Pg-nhe-sCJb/view?usp=sharing
EM 2023 CELEBRAMOS OS 150 ANOS DE NASCIMENTO DE SANTOS DUMONT.
O Projeto Santos Dumont Está Vivo! é um conjunto de ações pedagógicas e culturais que vem inspirando jovens na busca da realização de seus sonhos, de maneira ética e cidadã, tendo como exemplo a vitoriosa saga do ‘Pai da Aviação’. É uma ferramenta multidisciplinar que une teatro, música, leituras, pesquisas e oficinas culturais, com temática baseada na obra do inventor e escritor Alberto Santos Dumont – 2.° detentor da cadeira de n.° 38, que pertenceu à Graça Aranha, na ABL – Academia Brasileira de Letras.
A ação culminante é a apresentação de um espetáculo teatral que vem proporcionando acesso à Cultura a estudantes, suas famílias e comunidades. Tem se consolidado como uma forma eficaz na proposição e consequente geração da consciência do valor de estudar, pesquisar, ler, ter iniciativas pelo bem comum, respeitar colegas, professores e familiares. Fomenta a formação de espectadores de teatro – fundamental na Educação e incentiva a prática da leitura. Professores são provocados a desenvolverem trabalhos a partir da nossa proposta pedagógica – fornecemos e indicamos material didático.
As respostas de alunos têm sido surpreendentes, encantadoras: são redações, maquetes, desenhos nas séries inicias e nas finais – área e ensino médio, conversas e debates sobre o fascinante universo de Alberto Santos Dumont e seu legado voltado ao empreendedorismo.
ESPETÁCULO DIDÁTICO MOTIVACIONAL “SANTOS DUMONT ESTÁ VIVO”
Em uma hora de encenação a plateia, a partir de 06 anos, vivencia uma experiência dinâmica, interativa, educativa, rica em conteúdo e formas: movimentos artísticos e literários, cinema, fotografia, circo, ópera, bonecos, autores consagrados, somam-se em um roteiro original que possibilita desdobramentos em pesquisas nas áreas mais diversas. Um ator interpreta 13 personagens interagindo com a plateia, mudando de tipos 23 vezes. Com acabamento estético caprichado, os figurinos têm efeitos especiais inéditos – chapéus e adereços com movimentos e iluminação. O cenário faz uma referência às antigas companhias de teatro mambembe – um circo vira biblioteca, é palco de interações até chegar ao “14 BIS”. Em cena, uma réplica do ‘primeiro carro’ no Brasil, trazido da Europa pelo “Petit Santôs”. Projeções em telão mostram façanhas do genial inventor. Durante uma hora de espetáculo, o aluno tem acesso a conteúdos diversos, aprendendo e se divertindo. Em cartaz desde 2007, foi assistido por um público superior a 70.000 espectadores espalhados por 42 municípios do Rio Grande de Sul. Visitou lugares distantes do acesso a espetáculos teatrais. Em Porto Alegre esteve em 66 escolas, dentre dessas, 08 receberam novas temporadas da peça.
Além do espetáculo, oferecemos 03 opções de eventos educativos e culturais. São elas:
FEIRA DE LIVROS ALCY CHEUICHE
Organizamos uma Feira de Livros como produto cultural agregado e opcional. A mesma poderá acontecer junto às apresentações do espetáculo e tem como patrono efetivo o escritor gaúcho Alcy Cheuiche, profundo conhecedor da obra do “Pai da Aviação” e autor de livros sobre o tema.
SD EXPERIENCE – PALESTRAS DIDÁTICO MOTIVACIONAIS PARA ESTUDANTES
Através dessa experiência, buscamos conectar profissionais de destaque que, contando suas trajetórias, motivam e informam estudantes sobre suas pretensas profissões.
OFICINA CULTURAL DESAFIO 48 HORAS
A Oficina objetiva despertar e incentivar estudantes a tomarem gosto pelo fazer artístico através da prática do teatro, dança, música, criação de vídeos ou declamação.
JUSTIFICATIVA
O teatro se consolidou através dos tempos como uma poderosa ferramenta para Educação, na disseminação de ideias, sentimentos e valores. Atravessou fronteiras e se transformou numa forma eficaz de comunicação utilizada em escolas e empresas.
De acordo com o professor Dr. Ômar Souki, Ph.D em Comunicação e MKT – Ohio – EUA:
“Nós aprendemos e retemos o conteúdo com melhor aproveitamento quando estamos emocionalmente envolvidos. As metáforas distraem a mente, motivando o subconsciente a buscar significados e recursos, pois este entende facilmente as relações entre as coisas que têm características comuns. Dessa forma, o mobiliza a buscar soluções criativas. As soluções, em geral, aparecem através da utilização de recursos pessoais; amplamente enfatizados nos contos de fada.”
Minha relação com o “fazer teatral” inicia muito cedo, na infância. A possibilidade de apresentar meu trabalho a quem não tivesse acesso a teatro norteou minha caminhada. Passei a contar tempo de carreira na ocasião em que, em cima de uma carreta de caminhão, apresentei uma adaptação de “Madame Butterfly – de Giácomo Puccini, no pátio de uma indústria para um público formado por operários e gerência. Os anos foram passando, do pátio da empresa migrei para o pátio da escola. Entendo que desde o início em 1994, venho conseguindo alcançar meu propósito: popularizar e democratizar a arte.
A elaboração e implantação do “Projeto Santos Dumont Está Vivo” parte da observação de dois fatores:
01. O crescente acesso às redes sociais por parte de jovens, desafia o professor a manter suas aulas atrativas. Visando despertar estudantes – de variadas idades e classes sociais, para o quão interessante é a experiência de ler e estudar, o espetáculo teatral, “SANTOS DUMONT ESTÁ VIVO!” se apresenta como uma ferramenta pedagógica e lúdica que educa e diverte.
02. Dificuldades financeiras, altos índices de violência nas áreas urbanas e rurais, ingressos para eventos culturais a preços altos, a falta de conhecimento dos benefícios proporcionados pela experiência de assistir a um espetáculo teatral e até a pandemia do Covid 19, têm sido fatores que impedem famílias de terem acesso ao teatro, música erudita, feiras de livros, exposições, dentre outros mais.
Além disso, se concluiu durante a itinerância deste espetáculo por comunidades escolares que dois terços dessa população NÃO TEM ACESSO AO TEATRO por 03 motivos:
2.1. Total incompreensão do VALOR do teatro – do conteúdo, passando pela precificação, ao legado dessa experiência.
2.2. Os preços de ingressos são altos e automaticamente comparados a valores de lanches na cantina das escolas (banalização da importância da Cultura).
2.3. Os que tiveram acesso a teatro consideram algo “distante” de sua realidade graças às abordagens apresentadas por companhias que são por vezes muito subjetivas, ‘lançando mão’ de autores e linguagens cênicas de difícil compreensão, ‘eruditas demais’ e, “muitas vezes chatas” – diseram os estudantes com os quais dialogamos.
Segundo Analisa de Medeiros Brum – autora de livros e consultora especialista em Comunicação e Endomarketing: “Nós só reconhecemos valor naquilo que percebemos valor”. Conclusão: a comunidade escolar passará a valorizar teatro quando passar a desfrutar dessa experiência.
Os resultados de uma pesquisa veiculada pela emissora Globo News apontam
Os hábitos culturais dos brasileiros, segundo a FECOMÉRCIO/RJ:
– 92,5% não costumam ir a exposições de arte;
– 91,2% não vão a espetáculos de dança;
– 82,6% não frequentam o teatro;
– 80,6% não vão a shows;
– 73,7% não vão ao cinema;
– 70,1% não leem livros.
Sobre o hábito da leitura, informa o site “Português ENEM”
– 49% dos brasileiros não lêem nenhum livro no período de um ano;
– 27% lêem 01livro por ano;
– 20% lêem 02 livros por ano;
– 03% lêem 03 livros por ano;
– 01% lê 04 livros por ano;
CONHEÇA A SEGUIR DETALHES DO PROJETO SANTOS DUMONT ESTÁ VIVO!
OBJETIVO DO PROJETO
Através da arte, colaborar na educação de jovens e adultos, bem como no fortalecimento da memória nacional, através da narrativa da vitoriosa saga do “Pai da Aviação”.
DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Formação de espectadores de teatro na escola e suas comunidades escolares.
– Promover ações de incentivo ao hábito da leitura.
– Motivar jovens na busca da realização de seus sonhos, através de estudos e empreendedorismo.
DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS
– Levar teatro a comunidades que não têm acesso a esta importante ferramenta de Educação e entretenimento.
– Através da promoção de oficinas culturais, proporcionar a estudantes e comunidades a prática da arte em suas várias vertentes.
– Tornar o ato de estudar uma atividade interessante através da arte.
– Gerar atividade econômica nas comunidades.
– Promover ações de valorização dos profissionais da Educação.
O PROJETO E A PROPOSTA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS
Por abordar a obra de um cientista e literato, “Santos Dumont Está Vivo!”, dialoga com temas diversos que são abordados de maneira direta ou indireta durante a apresentação, proporcionando desdobramento em trabalhos extracurriculares em disciplinas como: Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia, Física, Química, Matemática e Artes. O que resulta enriquecimento do saber em matérias curriculares e conhecimentos gerais.
VISÃO
Planejamos continuar estendendo nosso alcance geográfico de atuação – principalmente a lugares que não tem acesso a teatro, gerando assim uma atividade cultural e publicitária de impacto que facilite o intercâmbio de informações, empoderamento de jovens, fomento à leitura, estímulo ao empreendedorismo, aproximando pessoas das mais diversas localidades do Rio Grande do Sul e do Brasil.
METODOLOGIA DE TRABALHO
– realizamos 01 sessão do espetáculo por turno e uma escola por vez (semana);
– período (usual) de itinerância do espetáculo: ano letivo – março a novembro;
– público-alvo: crianças, jovens e adultos.
A interação com alunos se dá em dois momentos:
01. divulgação do espetáculo – em salas de aula ou local definido pela direção;
02. apresentação do espetáculo.
Poderá haver uma terceira forma de interação com estudantes, se a escola desejar que seja ministrada a Oficina Cultural “Desafio 48 horas” – essa ocorre no turno inverso ao letivo.
Importante: todo o processo que envolve a ferramenta principal do Projeto Santos Dumont Está Vivo! – espetáculo educativo e motivacional, está descrita em detalhes a seguir na seção CRONOGRAMA DE TRABALHO NAS ESCOLAS.
A diretoria recebe para divulgação junto à equipe pedagógica ( em pendrive ou por e-mail):
– Lista de vídeos online sobre Santos Dumont.
– Indicação de livros sobre Santos Dumont – incluindo os de sua autoria.
– Revista científica e lúdica para alunos das séries iniciais – formato PDF.
– Material voltado às séries finais dos ensinos fundamental e médio – Power Point.
Fornecemos na divulgação da peça em salas de aula: texto impresso contendo o conceito e sinopse do espetáculo.
CONTRIBUIÇÃO DO NOSSO PROJETO À ESCOLA
– Formação de espectadores de teatro no ambiente escolar.
– Incentivo à prática da leitura.
– Divulgação da obra do cientista e escritor Alberto Santos Dumont.
– Incentivo aos estudos e práticas empreendoras pelo bem comum.
COMPROMETIMENTO DOS EDUCADORES
Muito além da apresentação de um espetáculo teatral, trata-se de um projeto pedagógico multidisplinar que funciona de modo colaborativo abrangendo alunos de séries iniciais ao Ensino Médio. Sendo assim, é fundamental que os professores colaborem de maneira objetiva com propostas integrativas, sugerindo trabalhos que proporcionem um diálogo da temática da peça com a disciplina que leciona. Gostamos de receber os resultados desses trabalhos – seja em forma de desenhos, redações, etc. Assim avaliamos o nosso Projeto.
INCENTIVO À LEITURA
Levando em conta que nosso projeto fomenta o interesse pela leitura, solicitamos aos educadores que sugiram a seus alunos leituras sobre Santos Dumont – inclusive os livros de sua autoria: “Os Meus Balões” e “O Que Eu Vi, O Que Veremos”, de seus inúmeros biógrafos, e correlatos como a obra de Júlio Verne; assistindo a filmes e elaborando.
UM ESPETÁCULO DE INCLUSÃO ONDE PORTADORES DE ATENÇÕES ESPECIAIS SÃO BEM-VINDOS
Tem sido frequente a presença em nossas plateias de portadores da Síndrome de Down, paralisia cerebral, autistas, deficientes visuais e auditivos. Todos são muito bem-vindos e têm mostrado que assimilam a proposta lúdica apresentada, se divertindo muito sendo devidamente acompanhados de seus monitores.
Vale lembrar das apresentações nas quais tivemos um tradutor de LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais, fazendo a descrição simultânea durante a peça para portadores de deficiência auditiva.
Já os que possuem cegueira total, geralmente são acompanhados por professores ou monitores que descrevem a parte visual da peça enquanto o ator busca dar atenção especial nos momentos de interatividade com o público.
DISSEMINAÇÃO
Através de “SANTOS DUMONT ESTÁ VIVO!”, temos proporcionado a estudantes – e a seus familiares, um espetáculo de alto padrão, causando impacto positivo em sala de aula bem como nos lares. São grupos sociais que se unem às apresentações, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma nova mentalidade, segundo depoimentos de quem assistiu a peça.
Os resultados têm sido animadores. Podemos observar o aumento da autoestima individual e do grupo , também o despertar para a importância da Educação e da leitura.
ACOMPANHAMENTO
A temática apresentada no espetáculo é rica, ampla e diversa. Os professores – do ensino fundamental, médio e EJA, recebem material de apoio para desenvolverem trabalhos pedagógicos complementares, antes e depois da encenação.
Os temas apresentados durante a peça tem sido trabalhados em salas de aula com êxito. Sâo redações, desenhos, caricaturas, questionários, debates relativos à vocação de cada um, elaboração de gincana cultural sobre os tema abordados no espetáculo ou a montagem de peças teatrais pelos estudantes.
Em 2009, a professora de Matemática Aline De Bona – EEEM Rubem Berta – Vila Jardim, Porto Alegre, propõe a seus alunos do Ensino Médio que assistam à peça buscando entender como Santos Dumont usou esta disciplina para alcançar seus êxitos. Não apenas fazendo cálculos, mas lançando mão do raciocínio matemático para encontrar as soluções que buscava. Mais que uma proposta que evidenciasse a importância dessa matéria, uma ideia original, criativa e apropriada à proposta deste Projeto.
Após a avaliação em aula, são fornecidos ao ator que os lê e arquiva.
AVALIAÇÃO
No final de 2014 uma escola estadual da Região Metropolitana de Porto Alegre, com cerca de 2000 alunos, fez uma pesquisa para avaliar seu ano letivo. Perguntaram aos alunos qual experiência consideraram mais significativa durante todo o período – de março a dezembro. Entrevistados por um professor da área de linguagens (que registrou esses diálogos em vídeo), a resposta foi unânime: “O teatro do Santos Dumont” – disse a maioria dos entrevistados.
Vale ressaltar que temos recebido com frequência o depoimento de alunos que após assistirem ao espetáculo alcançaram resultados significativos como, por exemplo, a aprovação no vestibular para o curso de Medicina Veterinária da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Outros citaram que a motivação proveniente da peça, os fizeram ir em busca de seus projetos obtendo os resultados desejados, superando suas “limitações”. Estes somam-se a relatos de pais de alunos que ao vivenciarem a experiência de assistir à peça despertaram seu interesse pela leitura, visto que a damos ao livro protagonismo, incentivando assim esta valorosa prática.
Para começar, vamos aos números. Em 2018 cheguei a meio século de vida, e em 2019 a 25 anos como ator, palestrante e produtor executivo. Assistiram ao meu espetáculo em torno 70.000 espectadores espalhados por 42 municípios (até dez 2019) do interior do RS e mais 63 escolas em Porto Alegre. Lancei um documentário com 1h10 de duração mostrando bons momentos dos primeiros 10 mais felizes da minha vida profissional. O projeto “SANTOS DUMONT ESTÁ VIVO!” iniciou em 2001 quando, atuando na área de Comunicação e Marketing, precisei falar sobre temas como iniciativa, trabalho em equipe, criatividade, persistência, superação, e por aí vai. “Matou a charada?” Pois é, eu levei um tempo. Conversando com um conhecido – professor de história, uruguaio, caricaturista que vive no Brasil, sobre como eu deveria abordar todos estes tópicos ele me perguntou enfaticamente: “Conheces Santos Dumont?”. Prontamente eu respondi: “Claro que conheço!”. Ele retrucou: “Conhece mesmo?” Esta foi a “senha” que desencadeou em mim um curiosidade voraz em saber porque um estrangeiro sabia tão bem o que eu ‘mal’ conhecia. Passei horas a fio devorando páginas de livros, sites, revistas, e tudo o que encontrasse pela frente e chorando literalmente, em cima desse material. Chorava porque não entendia: “se eu nasci artista, por que ainda não tive o direito de sê-lo?”. A história do “Petit Santôs se ‘parece’ tanto com a minha…” Pensava.
A palestra motivacional estreou em novembro de 2002, em um auditório do SESC campestre em Porto Alegre, na data oficial do voo do 14 BIS. Eram poucos na plateia e uma tremedeira que me impedia de começar. Passado o susto inicial, me dividi nos anos seguintes entre a edição de minha Revista (do Mancuzo) e manutenção dos compromissos da rede de networking que havia fundado com empresários .
Chega o ano do centenário do voo do 14 BIS e, obviamente, senti que não deveria deixar a data passar “em brancas nuvens” (que trocadilho pavoroso!). Novamente o SESC abriu as portas para “Santos Dumont”. Da estreia da palestra motivacional até o ‘aniversário’ comemorado mundialmente, eu havia feito mudanças no roteiro e associado à apresentação cenário e figurinos, transformando a então denominada “Dando a Volta por Cima” em um pretenso espetáculo. Mas ainda “não era bem isso”. Na plateia, além dos habituais amigos e família, um empreendedor da área da tão falada “inclusão digital”, foi assistir meu trabalho a convite de um amigo em comum e colunista da minha Revista. Ao final, ele veio me cumprimentar e proclamou: “Esta história é boa demais e não é contada nas escolas (meio esse que ele conhecia muito bem). Transforma esta palestra em uma peça de teatro e leva a escolas. Os professores vão te agradecer, pois também precisam de motivação. E os alunos vão ter uma aula diferente. Didática e divertida”.
Precisava recontar a história de Santos Dumont, agora no formato de teatro. De teatro mambembe. Leia-se “enfim meu sonho seria realizado”. Fui para estrada, a convite do mesmo empresário que me aconselhara a transformar minha palestra em espetáculo teatral, conhecer o mercado no qual viria a atuar – escolas, foco de seu negócio. Na estadia em pequenas cidades durante a viagem, tive tempo de visitar bibliotecas nas quais encontrei uma variedade sem fim de títulos famosos e bibliotecárias desoladas pela falta de interesse dos habitantes em viver uma das melhores sensações, a leitura. Pensei, achei o ‘gancho’ para a história que agora vou contar. Aí nasceu o ‘Victório”, um jovem apaixonado por livros que sai em busca do “pai da aviação” por… Mas por que mesmo? Precisávamos de um obstáculo que o motivasse ou uma provocação. Eis que entra em cena o “Mago Rasputim’. Tinha o ponto de partida para (re)contar esta história.
Na ocasião eu atravessava um dos piores momentos da minha vida, a partida repentina do meu melhor amigo – meu pai. Sua companheira, até seu último suspiro, Leda Fogaça – professora de artes e música e pintora, tão abalada quanto eu, aceita meu pedido de ajuda para compor figurinos e acessórios para a peça. Foram três meses em que nos encontrávamos quase todas as tardes. Tardes mágicas! Entre cafés e boa música, discutíamos a realização de chapéus até então inéditos para nós.
Fomos aos poucos construindo um universo mágico para o palco e também fora dele. Sua ‘mão de mãe’, amiga, realizadora, foi fator decisivo para a empreitada que viria pela frente. Importante ressaltar que o pessoal da Radional Componentes Eletrônicos também embarcou nessa viagem, meio desconfiados com aquele “maluco” que queria fazer um carrossel girar num chapéu e ‘luzinhas’ piscarem. Tudo muito “novo”, ‘sofisticado’. Ao final, deu tudo certo. O “14 BIS” já existia foi produzido por apoiadores do projeto para a então palestra. Mas eu precisava de um circo, para conceituar a trajetória de um artista mambembe que sairia mundo afora contando “sua história”. Ou será a minha? Em 22 abril de 2007, estreia “Santos Dumont Está Vivo!” – espetáculo educativo e motivacional, novamente no SESC campestre. Enfim o encontro da vocação com a missão e o público. Os anos se passaram, somaram-se vivências, histórias e pessoas sensacionais que mudaram minha vida para sempre. E sei que eu também estou em um pedacinho de seus generosos corações que um dia se abriram para juntos sonharmos, voarmos, alcançarmos estrelas, sonhos, e eternas lembranças. E como diria o “Mago Rasputim”, personagem de ‘Santos Dumont Está Vivo!’: “The must go on!”
INTRODUÇÃO
Santos Dumont é associado a invenções como o “14 Bis” e o relógio de pulso. Mas afinal, que legado deixou?
Menino contemplativo, torna-se um inquieto adolescente a dividir seu tempo entre o mergulho na obra do escritor Julio Verne e a prática de experimentos que envolviam máquinas e suas respectivas engrenagens.
Jovem, Alberto passa a encantar a todos por sua conduta irrepreensível.
Determinação e observação: binômio que o acompanhou durante toda a sua vida.
Generosidade no trato com seus colaboradores, colegas e desconhecidos. Muitas vitórias conquistou: o respeito de renomados cientistas, jornalistas, intelectuais, artistas, reis e príncipes.
Dividiu todos os prêmios em dinheiro entre sua equipe e necessitados.
Tornou-se celebridade a ponto de influenciar a maneira de vestir. O “Petit Santôs” estava na moda.
Poderia ter se naturalizado francês. Propostas recebeu. O orgulho de ser brasileiro “falou mais alto”. Assinava “Santos=Dumont” como forma de gratidão aos países onde nasceu e onde foi imortalizado por seus feitos.
Doou todos projetos de seus inventos à humanidade. Não os patenteou. Observou, pesquisou, descobriu, solucionou. Tudo o que fez foi por amor a seu sonho, pelo prazer de realizar e doar seu legado à humanidade.
No decorrer do espetáculo são apresentadas as soluções encontradas pelo “Pai da Aviação” para alcançar seus objetivos, “entre sonhar e realizar, existem apenas degraus”. Ele chegou ao topo com amor ao próximo, aos livros, à pesquisa, a seu País.
Santos Dumont está vivo em cada um que se permita sonhar e buscar a realização de seus objetivos. Com ética e cidadania.
SINOPSE DO ESPETÁCULO
Victório, um estudante, é um apaixonado pela experiência que a leitura proporciona. Acredita no poder dos livros. Sabe que as informações contidas em suas páginas tornam o homem capaz de sonhar e realizar. Sente-se como um menino em um parque de diversões, encanta-se e surpreende-se a todo momento. É uma experiência constante de permitir-se.
Certo dia, mergulhado no prazer de folhear uma obra, ouve um estrondo que irrompe, cessando o silêncio. Som de vidraças quebradas. A seus pés encontra um saquinho contendo grãos de café com um pequeno papel no qual lê a palavra “BLAST”. Curioso vai em busca do significado.
Sons de ventos fortes, anunciam a triunfal entrada do Mago Rasputim que lança um desafio ao sugerir que Santos Dumont está vivo provocando-o a averiguar a informação e descobrir, além da veracidade do boato, “afinal de contas, quem foi Alberto Santos Dumont e onde ele se encontra?”
Antes de partir, desvenda os vários significados de “BLAST” – uma senha para o jogo que inicia; todos remetem à personalidade do “Pai da Aviação” ou fatos ocorridos em sua existência – mas será só isso?”
Ao se despedir, promete acompanhar o jovem em sua busca com aparições aleatórias, em várias ‘formas’ e situações. Antes da partida: “O que é, que é…”
Frases inacabadas ou brincadeiras de adivinhações provocam e instigam o contumaz leitor e a platéia a buscarem significado. Elas se sucedem, num jogo envolvente, sedutor e provocante.
Victório parte em busca do “Petit Santôs” revisitando a História através de sua biografia com o apoio de sua fértil imaginação.
Rasputim cumpre o prometido reaparecendo travestido em outras caracterizações que encantam, emocionam e divertem a platéia.
Além de inusitados personagens, vão sendo apresentados ambientes pelos quais teria passado o genial inventor e o que ele teria presenciado. A platéia “troca de lugar” com Victório.
Em seu decorrer o espetáculo proporciona experiências sensoriais. É como se a audiência estivesse em outros lugares vivenciando ‘suas’ emoções.
Fim da linha. “E então Victório… Encontrou Alberto Santos Dumont?” questiona o mago.
O jogo chega a seu ápice no encontro do “14 BIS” com a consagração do inventor.
A conclusão da história é surpreendente. Emocionante.
E a resposta, uma declaração de amor!
Uma poderosa metáfora encerra a encenação: Santos Dumont rege a platéia cantando o Hino Nacional Brasileiro.
“A peça “Santos Dumont Está Vivo!” foi assistida por todos os alunos, desde a pré-escola até a 3.º ano do Ensino Médio. Com referência à peça teatral, a mesma foi de excelente qualidade, atingindo todos os objetivos pedagógicos aos quais se propôs, motivo pelo qual a recomendamos a quem tiver interesse.”
Jussara Regina Pinho – Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Japão
FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO
Elenco
FABIO ERNESTO MANCUZO
como Alberto Santos Dumont , Victório, Arlecchino – o prólogo, e o Mago Rasputim – em suas várias faces.
Locutor DANIEL VASQUES como o “pensamento” de Victório.
Figurinos e adereços – concepção e desenvolvimento:
FABIO ERNESTO MANCUZO
LEDA FOGAÇA – pintora, professora de artes plásticas e música.
Apoio do “Fashion Brechó” por Ione Pessanha.
Traje do personagem Santos Dumont: ALFAIATARIA MOSCHETTA
por MAURO MOSCHETTA.
Camisaria: Gê Confecções por GENEDI CASTRO.
Sapatos: Dalalana Calçados por TERESINHA DALALANA.
Efeitos eletrônicos dos figurinos: RADIONAL COMPONENTES ELETRÔNICOS
Por ÊNIO FRANCO, GUILHERME SCHMIDT DA SILVA, MAURO SCHERER DORNELLES, DENISAR E ANTENOR PIACENTINI.
Manutenção: PAULO POSENATTO – ELETRÔNICA POSENATTO
Cenário
Concepção: FABIO ERNESTO MANCUZO.
Desenvolvimento: ALTAIR CLARO, GILBERTO THOMAS,
CELSO TRAPP e EMERSON TRAPP.
Supervisão: arquitetos QUIL CEVALLOS e JOÃO LUÍS FERREIRA
da POA Arquitetura – Engenharia de Segurança.
Construção do carro de Santos Dumont
DOUGLAS HEREDIA, ADRIANO HEREDIA, JAILSON DEMARI e JAIR DEMARI.
Maquiagem: FABIO ERNESTO MANCUZO.
Cabelo de FABIO ERNESTO MANCUZO: JOSOÉ CAMPOS.
Produção das perucas: FABIO LIGABI, MARIZA CÂMARA e FEM.
Trilha sonora e musical
Seleção de FABIO ERNESTO MANCUZO
com o auxílio de DANIEL VASQUES.
Gravada no Estúdio da VOX PROPAGANDA.
Fotos – período de estreia do espetáculo:
Estúdio: GRACIELA PERETTI.
Cena: WALMOR CEZAR ALÍBIO.
Criação do site do ator: Mancuzo Comunicação Criativa.
Desenvolvimento: LUÍS ANTÔNIO FERREIRA – LAF Sites.
Padrinhos afetivos do espetáculo:
CLECY MANCUSO, JOÃO PORTO DA SILVA (PORTINHO), LEDA FOGAÇA, SAURID THOMAZ PAULO (EM MEMÓRIA), ANGÉLICA DIEFENTHALER, NORTON CAMPOS, TELMO BERGER, PROFA. DIANE LIMA, ALEXANDRE AZEVEDO E FELIPE TRINCA MANCUZO.
Este espetáculo é uma homenagem ao mestre JÚLIO BERRA (em memória), a quem agradecemos profundamente por toda dedicação e afeto.
Artista Plástico premiado, foi precursor da reciclagem de materiais na confecção de figurinos e adereços. Co-fundador da Tupy Opera Co., hoje Mancuzo Comunicação Criativa – Produtora Cultural, foi seu figurinista e coordenador de produção.
Roteiro e direção:
FABIO ERNESTO MANCUZO.
AGRADECIMENTOS:
AILTON E ANDRÉ OLIVEIRA / ALTAIR E JORGE CLARO / ANGÉLICA DIEFENTHALER / ARQ. QUIL CEVALLOS E ARQ. JOÃO LUÍS FERREIRA / BÁRBARA E FERNANDO MANCUZO / CARLOS FELIPE ROMERO / CARLOS GALARÇA E JOÃO LUÍS / CENTRO CENOTÉCNICO RS / CESAR GRASS / CLEONE MISSAGGIA PILLA / COSME DA PAIXÃO ALVES / DOUGLAS E ADRIANO HERÉDIA / ELIAS KALIL CHIDIA / ENG. MARCO ANTÔNIO MANJABOSCO / FAMÍLIA MEURER / FERNANDA E EQUIPE GRÁFICA ROCHA / FERNANDO AUGUSTO MARTINS / GILBERTO THOMAS E FAMÍLIA / GUILHERME GRIGOL / JAILSON DEMARI E FAMÍLIA / JAIME MASSALEI E FAMILIA / JAQUELINE FORTES E FAMILIA / JANE E FLÁVIO NOLASCO / FRANCISCO AMARAL / JEAN CARLO THEIS JOÃO ACIR / JOÃO E JUCÉLIA BERGMANN / JORGE, MARICEL E MARCOS FRAGA / LEANDRO RODRIGUES (NANO) / LEDA FOGAÇA, SAURID THOMAZ PAULO E FAMÍLIA / LEONEL PAUTASSO FILHO / LUCIANE JUNGES / IONE PESSANHA / MAÍRA PRATES / MARIZA CÂMARA / MARCELO KOZOROSKY ALMEIDA / SR. MOREIRA E FAMÍLIA / NAIR (NICA) E TEREZA CARDOSO / NEURI ZUCHELLO / NORTON CAMPOS E FAMÍLIA / PAULO CÉSAR SILVEIRA / PAULO E CRISTIAN POSENATTO / RALF DRAGHETI / ROGÉRIO RECKTENVALD / SÉRGIO MACHADO DA SILVA / SR. PINHEIRO / PONTO COR GRÁFICA EXPRESSA / PAULO H. W. KOCK / SUELI POCHMANN (SUÍCA) / VELOEX – ARTHUR E EQUIPE / WALMOR ALÍBIO E FAMÍLIA / VANDIR MACHADO E FAMÍLIA / VERÔNICA STEIN / VIRGÍNIA E JOSÉ GALLO.
EMPRESAS, INSTITUIÇÕES E PROFISIONAIS QUE APOIAM NOSSO PROJETO:
RADIONAL ELETRÔNICA / ARTISTA PLASTICA LEDA FOGAÇA / VOX PROPAGANDA / FOTÓGRAFA GRACIELA PERETTI / FOTÓGRAFO WALMOR ALÍBIO / LAF SITES E HOSPEDAGEM / SESC RS / ARCOVERDE ALFAIATARIA / GÊ CONFECÇÕES / DALALANA CALÇADOS / FASHION BRECHÓ / SERIGRÁFICA FIGUEIRAS / CENTRO CENOTÉCNICO DO RS / SUBWAY / POA ARQUITETURA – ENG. DE SEGURANÇA / TERA COSTURARIA / TRAPP MARCENARIA – MÓVEIS SOB MEDIDA / ELETEC ENGENHARIA / BASE COMUNICAÇÃO VISUAL / FLY COMUNICAÇÃO VISUAL / GRÁFICA ROCHA / HILLARY’S ESTÉTICA E CABELEREIRO FABIO LIGABUE / KANTINHO DA BELEZA / CELUFRETE MOREIRA / TRANSPINHEIRO FRETES / FRETES BERGMANN / PILLA TRANSPORTES / SP TRANSPORTES / CENTRAL AUDIOVISUAL / ACADEMIA BOA FORMA / ACADEMIA CENTURY / RETIFICADORA LEMES / JÚNIOR SOLDAS – LIGAS ESPECIAIS / BICICLETAS HEREDIA / JD SOUND / BATALHÃO PINHEIRO MACHADO – BRIGADA MILITAR MUNICÍPIO DE RIO PARDO / ELETRÔNICA POSENATTO / COLÉGIO LUTERANO DA PAZ / ARTE QUEIMADA PIROGRAFIA / KALIX AMIGURUMI / MJ GRÁFICA E SERIGRAFIA / ESQUINA DA COLÔNIA – PRODUTOS COLONIAIS / ESPAÇO DIGITAL – GRÁFICA EXPRESSA / FERRAGEM ZN – ZONA NORTE / MADEVAL – MADEREIRA VACARIENSE / MÃOS NA MADEIRA – MARCENARIA
Nossa gratidão aos municípios, seus Secretários de Educação e Cultura,
escolas, professores, diretores e alunos.
Amigos que apoiaram nosso trabalho.
SESC RS
EQUIPE DO SESC CAMPESTRE
SR. LUIZ FERNANDO PARADA
SRA. MARIA FRANCISCA REIS
SR. FABIANO PRATTO
MELÂNIA SOARDI
EZEQUIEL GONÇALVES
Agradecimentos especiais:
ALEXANDRE PATINES DE AZEVEDO
DANIEL VASQUES
GRACIELA PERETTI
LEDA FOGAÇA E FAMÍLIA
TELMO BERGER
E PROFA. DIANE LIMA.
Durante a divulgação da peça, Mancuzo busca saber quem, entre os alunos, já sabe o que deseja para o seu futuro. Na Escola Estadual Ana Neri, em Porto Alegre, conheceu a Stefani, o Jean, o Caio, o Miguel e o Gabriel. Ela que ser delegada, o segundo, Chef e os demais jogadores de futebol. Além da Vitória, que canta muito!
Convidamos profissionais de destaque em suas carreiras para contarem como alcançaram seus objetivos e motivarem a gurizada.
Foi difícil conter a emoção durante as falas do José Carlos – Pantera, jogador do Inter, Luiggi Bertaco – advogado, e de um menino que acompanhamos a sua trajetória, pois o conhecemos em uma escola pública em Alvorada – RS, o Rafael Xavier – hoje Chef e empresário.
Projeto Santos Dumont Está Vivo!, empoderando jovens através da arte e Educação.
OBJETIVOS GERAIS
A Oficina objetiva despertar e incentivar estudantes a tomarem gosto pelo fazer artístico através da prática do teatro, dança, música, criação de vídeos ou declamação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Nossa Oficina oferece a oportunidade a jovens de serem protagonistas na criação de uma atividade artística – uma experiência vivencial intensa e criativa, na qual terão a chance de propor ideias, trabalhar em equipe e desenvolverem sua expressividade – corpo e voz na criação de um show completo, incluindo figurinos e maquiagem. É preciso disciplina para conseguir cumprir essa tarefa no tempo proposto. Temos realizado essa vivência com excelentes resultados.
O PROJETO E A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
O “Desafio 48 Horas” se apresenta como uma proposta de atividade complementar no currículo de Artes e Música para as escolas que possuem estas disciplinas. E para as que não têm, como uma ação extracurricular que busca proporcionar aos jovens momentos de lazer e aprendizado.
JUSTIFICATIVA
Como seu filho utiliza o tempo livre no turno inverso ao da escola? Tornou-se desafio para pais ocuparem a gurizada. Algumas escolas desenvolvem ações que visam despertar o interesse de jovens pelo fazer artístico. Os resultados têm se mostrado excelentes. No entanto, muitos projetos, por dependerem de políticas públicas ou disponibilidade de voluntários, acabam por se dissolverem com o passar dos meses.
Objetivando estender a relação de nosso trabalho junto às comunidades escolares, oferecemos gratuitamente uma oficina cultural denominada “DESAFIO 48 HORAS”, na qual os jovens são motivados a desenvolverem e praticarem seus talentos.
“Esse cara (o Mancuzo) me inspirou a seguir na arte da música.”
João Vitor Illamas da Silva
EMEF Prof. Alice de Carvalho – Alvorada – RS
ATIVIDADES
O QUE – QUANDO – COM QUE FINALIDADE
Durante a divulgação em salas de aula do espetáculo teatral “Santos Dumont Está Vivo!” os alunos são convidados participarem da Oficina Cultural “Desafio 48 horas” e criarem um espetáculo inédito – com duração entre 05 e 10 minutos, em um período que precede as apresentações da peça.
COMO E ONDE
Os encontros com média de 03 horas de duração, acontecem nas dependências da escola, em turnos inversos aos que os alunos tem aulas regulares.
QUEM – EQUIPE RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO PROJETO
A oficina é ministrada pelo ator e produtor Fábio Ernesto Mancuzo na presença de um professor convidado da escola promotora desse evento. Pais e responsáveis são bem-vindos e têm auxiliado no cumprimento da tarefa.
METODOLOGIA
No primeiro momento é definida a tarefa em conjunto por alunos participantes e ministrantes da Oficina Cultural. Por exemplo: é escolhida uma canção popular a ser encenada – canto e interpretação teatralizados, divide-se funções e iniciam os trabalhos. Durante os mesmos, vai ocorrer a condução por parte do ministrante com instruções e dicas que objetivam o melhor resultado para a apresentação que acontecerá em 48 horas.
COM O QUÊ – MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A OFICINA
Geralmente os alunos integrantes da Oficina participam com os seus próprios instrumentos musicais, conduzindo-os para ensaios e apresentações, bem como as indumentárias a serem usadas durante a mostra.
Conheça a opinião de gestores da Educação e Cultura, além de quem foi impactado pelo Projeto Santos Dumont Está Vivo assistindo à Live de Gratidão à Vida. Um programa de auditório virtual com interações, sorteios e uma entrevista completa com o escritor Alcy Cheuiche – autor de livros sobre o “Pai da Aviação”. Assista agora! Copie e cole o link a seguir no seu navegador.
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