Mancuzo dividiu os mais de 28 anos de carreira em duas fases: teatro para Educação e treinamento empresarial e teatro didático em escolas.

Fez prioritária a escolha de escolas em comunidades periféricas – algumas em regiões de alta vulnerabilidade social, pois além de proporcionar um espetáculo teatral didático, alcança a participação pais e responsáveis, gerando a oportunidade de acesso ao teatro a todos.
Trajetória: a arte está em seu DNA. Neto do maestro Sylvio Amaro da Silveira – por parte de mãe, e da pianista Maria Gomes Mancuso, dedicou anos de estudos às artes cênicas, incluindo canto lírico, popular e dança – clássica e contemporânea. Fotógrafo por formação, atua em artes plásticas como cenógrafo e figurinista.
Ator desde 1994, é palestrante motivacional desde 2000. Tem vasta experiência nas áreas de Comunicação e Marketing. O ano de 1997 marca o início da parceria com o Dr. Ômar Souki, Ph.D em Comunicação e MKT, Ohio USA, professor universitário na UFMG/Minas Gerais – BR. Master practitioner em PNL. Autor de mais de 20 obras literárias em Educação. Objetivando adequar a linguagem teatral ao treinamento e comunicação empresarial, criou o conceito que dá nome à sua empresa, Comunicação Criativa, reunindo na mesma ferramenta: teatro, música, PNL – Programação Neurolinguística, Inteligência Emocional, Estratégia Criativa de Walt Disney, Marketing/Endomarketing e “mundo atual” – assuntos em pauta na área social e comportamental. Elaborou, dirigiu e apresentou espetáculos inovadores para campanhas de Endomarketing. Treinou equipes de colaboradores de empresas ligadas a programas de melhorias que visam certificações como as ‘ISO” e executivos para encenarem peças sobre temas relacionados à liderança, trabalho em equipe e motivação.
Foi fundador presidente da rede de networking de lojistas das zona norte. Assinou a coluna “Motivação” no Jornal Porto Norte. É Editor da REVISTA DA MANCUZO.
Em 2001 dá início ao projeto “SANTOS DUMONT ESTÁ VIVO!” estreando a palestra motivacional “DANDO A VOLTA POR CIMA” em 2002 e o espetáculo teatral no ano de 2007. A peça contemplou mais 70 mil espectadores em 42 municípios no RS, além de 66 instituições de ensino em Porto Alegre.
Lançou o documentário “OS PRIMEIROS DEZ ANOS – SANTOS DUMONT ESTÁ VIVO!” em 2017, que narra a trajetória do primeiro decênio deste exitoso projeto de educação. Em 2021, conduziu sua “Live de Gratidão à Vida – o show deve continuar, Santos Dumont Está Vivo!” Inaugurou sua Feira de Livros Alcy Cheuiche, que tem como patrono efetivo e homenageado este importante escritor.
