Pular para o conteúdo

O TEATRO É UM MEIO DE COMUNICAÇÃO CRIATIVA

O conceito Comunicação Criativa propõe uma visão atual e moderna na forma de elaboração de espetáculos teatrais e sua encenação.

De acordo com o professor Dr. Ômar Souki, Ph.D em Comunicação e MKT – Ohio – EUA, “Nós aprendemos e retemos o conteúdo com melhor aproveitamento quando estamos emocionalmente envolvidos. 

As metáforas distraem a mente, motivando o subconsciente a buscar significados e recursos, pois este entende facilmente as relações entre as coisas que têm características comuns. Dessa forma, o mobiliza a buscar soluções criativas.

As soluções, em geral, aparecem através da utilização de recursos pessoais; amplamente enfatizados nos contos de fada”. Conclui o mestre.

Produtor executivo, palestrante e ator, iniciei minha carreira 1994 quando convidado a apresentar-me em um evento que visava a promoção de um determinado programa de melhorias a funcionários de uma indústria. Meu desafio foi comunicar uma ideia a um público formado pelos vários segmentos daquela empresa de uma forma teatral, criativa, e que buscasse atingir os objetivos desejados.

Os resultados foram muito positivos. Desde então, passei a utilizar em meu processo de criação e apresentação: artes cênicas, música e técnicas difundidas no desenvolvimento de pessoas por profissionais de Recursos Humanos. São tecnologias como: Inteligência Emocional, PNL – Programação Neurolinguística e a Estratégia Criativa de Walt Disney. Tudo isso, unido às “formas tradicionais do fazer teatral”.

Ao completar 25 anos (em 2019) no mercado de Educação e motivação, sinto-me gratificado por exercer minha ‘missão’, acreditando estar no caminho certo.

Fabio Ernesto Mancuzo.

“Recriar a realidade através da arte é um ofício para poucos, apenas para os iluminados. Fabio Ernesto Mancuzo é uma dessas pessoas que nascem com o dom e o talento de perpetuar a história através da representação, da conciliação entre música, gestos, movimentos, dor, alegria, lágrimas e riso solto. Sua flexibilidade em encarnar um personagem tão simbólico, aventureiro e ao mesmo tempo alguém comum, igual a qualquer um de nós, é de tirar o fôlego. Suas entradas no palco nos surpreendem a cada instante e nos vemos, no pequeno grande Dumont, sonhando com coisas memoráveis e percebendo que até o mais ilusório dos desejos, pode ser concretizado. Mancuzo nos faz devanear e perceber que há no mundo inúmeras formas de sairmos do cotidiano estafante, e pairamos no mundo da ficção. Este foi o sentimento coletivo de nossa Escola; fugimos da vida real e voamos com Mancuzo e o “14 BIS” por caminhos que estão acima de qualquer tristeza ou cansaço carregados durante o dia. O mínimo que podemos fazer é agradecer-lhe por este momento mágico que raras vezes nos é concedido, pois nas cidades pequenas, apreciar o teatro, uma das manifestações mais belas da criação humana é um privilégio. Obrigada Mancuzo e, com toda a nossa força e nosso coração, lhe desejamos voos cada vez mais altos. Sonhar é preciso!
Maria Olímpia da Silva
Diretora da E. E. E. B. Côneno Albino Junchem - Município de Venâncio Aires – RS

A seguir, uma apresentação de nosso trabalho na formatação de produtos para Educação e motivação.

O QUE FAZEMOS

– Ações promocionais e projetos culturais.

– Educação, motivação e treinamentos empresariais através de espetáculos teatrais para áreas da .

COMO FAZEMOS

Para elaboração de nossos esempresários petáculos utilizamos as ferramentas do conceito COMUNICAÇÃO CRIATIVA: Teatro – Música – PNL/Programação  Neurolinguística – Inteligência Emocional – A Estratégia Criativa de Walt Disney – Ferramentas de marketing e Endomarketing – “Mundo atual” – assuntos em pauta na área social e comportamental.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

– Instituições de ensino: escolas municipais, estaduais e particulares – do ensino fundamental à universidade;
– Secretarias de Educação e Cultura – contratação e parcerias;
– feiras de livros, congressos, eventos corporativos ou comemorativos;
– educação corporativa e treinamentos empresariais.

QUAIS PRODUTOS DISPONIBILIZAMOS:

– espetáculos prontos ou sob demanda: criação, estruturação e execução;
– palestras-show para educação e motivação – escolas e empresas.

MISSÃO:

Educar e sensibilizar através da arte e comunicação, visando contribuir na formação e manutenção de uma sociedade proativa ao bem comum.

VISÃO:

Ser referência de qualidade em espetáculos educativos e motivacionais.

PRINCÍPIOS E VALORES:

Promover através de nossos espetáculos: ética, cidadania, qualidade, criatividade, transparência, promover ações de sustentabilidade, pontualidade na entrega, assertividade na realização de projetos e postura profissional.

PROJETOS EM ANDAMENTO:

– Santos Dumont Experience – ações de incentivo à leitura;
– Revista do Mancuzo – edição impressa e on line;
– caminhão-palco para itinerância do espetáculo;
– Feira de Livros junto às apresentações do espetáculo;
– livro com o texto do espetáculo – história em quadrinhos;
– filme com o mesmo roteiro da peça;
– enredo sobre a peça para escolas de samba.

REALIZAÇÕES

– 1994/2000 – Espetáculos educativos e motivacionais para programas de Endomarketing em empresas comprometidas com certificações como, por exemplo, a ISO.

EMPRESAS ATENDIDAS: Iochpe-Maxion, AGQ – Associação Gaúcha para a qualidade, UNISINOS, Neugebauer, Sanremo, PETROBRÁS – TENOAS REFAP, Fras-Le, PGQP – Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, BANRISUL, Paquetá Calçados, International Engines e Weimann Laboratórios.

– 2001/2006 – Palestras motivacionais, com destaque à “DANDO A VOLTA POR CIMA” – Santos Dumont.

– 2007 até agora – Espetáculo didático teatral “SANTOS DUMONT ESTÁ VIVO!”

– 2017 – Autoria do documentário: “OS PRIMEIROS DEZ ANOS”. Sobre a trajetória deste Espetáculo.

– 2021 – “Live de Gratidão à Vida – o show precisa continuar”. Evento realizado durante a pandemia do Covid19 que teve como objetivo documentar ações e resultados do Projeto, com destaque para os depoimentos de pessoas que interagiram – sejam como contratantes, apoiadores e beneficiados. Em formato de programa de auditório, contou com interações e sorteios durante a exibição. Vale destacar a entrevista com o escritor Alcy Cheuiche concedida ao Mancuzo, na qual fala sobre sua premiada trajetória, a Oficina Literária que realiza a mais de 20 anos, e sua relação com Santos Dumont.

– 2021 – O Projeto Santos Dumont Está Vivo! oferece como produto cultural agregado e opcional uma Feira de Livros. A mesma poderá acontecer junto às apresentações do espetáculo, e tem como patrono efetivo o renomado escritor gaúcho Alcy Cheuiche. Dentre sua vasta obra, destacam-se dois de seus livros sobre “O Pai da Aviação” – um romance e uma biografia. Conheça detalhes sobre o autor e nossa Feira acessando neste site a página FEIRA DE LIVROS.