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    CONHEÇA A SEGUIR DETALHES DO PROJETO SANTOS DUMONT ESTÁ VIVO!

    OBJETIVO DO PROJETO

    Através da arte, colaborar na educação de jovens e adultos, bem como no fortalecimento da memória nacional, através da narrativa da vitoriosa saga do “Pai da Aviação”.

     

    DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    – Formação de espectadores de teatro na escola e suas comunidades escolares.
    – Promover ações de incentivo ao hábito da leitura.
    – Motivar jovens na busca da realização de seus sonhos, através de estudos e empreendedorismo.

     

    DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS

    – Levar teatro a comunidades que não têm acesso a esta importante ferramenta de Educação e entretenimento.
    – Através da promoção de oficinas culturais, proporcionar a estudantes e comunidades a prática da arte em suas várias vertentes.
    – Tornar o ato de estudar uma atividade interessante através da arte.
    – Gerar atividade econômica nas comunidades.
    – Promover ações de valorização dos profissionais da Educação.

     

    O PROJETO E A PROPOSTA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS

    Por abordar a obra de um cientista e literato, “Santos Dumont Está Vivo!”, dialoga com temas diversos que são abordados de maneira direta ou indireta durante a apresentação, proporcionando desdobramento em trabalhos extracurriculares em disciplinas como: Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia, Física, Química, Matemática e Artes. O que resulta enriquecimento do saber em matérias curriculares e conhecimentos gerais.

     

    VISÃO

    Planejamos continuar estendendo nosso alcance geográfico de atuação – principalmente a lugares que não tem acesso a teatro, gerando assim uma atividade cultural e publicitária de impacto que facilite o intercâmbio de informações, empoderamento de jovens, fomento à leitura, estímulo ao empreendedorismo, aproximando pessoas das mais diversas localidades do Rio Grande do Sul e do Brasil.

     

    METODOLOGIA DE TRABALHO

    – realizamos 01 sessão do espetáculo por turno e uma escola por vez (semana);
    – período (usual) de itinerância do espetáculo: ano letivo – março a novembro;
    – público-alvo: crianças, jovens e adultos.

    A interação com alunos se dá em dois momentos:

    01. divulgação do espetáculo – em salas de aula ou local definido pela direção;
    02. apresentação do espetáculo.

    Poderá haver uma terceira forma de interação com estudantes, se a escola desejar que seja ministrada a Oficina Cultural “Desafio 48 horas” – essa ocorre no turno inverso ao letivo.

    Importante: todo o processo que envolve a ferramenta principal do Projeto Santos Dumont Está Vivo! – espetáculo educativo e motivacional, está descrita em detalhes a seguir na seção CRONOGRAMA DE TRABALHO NAS ESCOLAS.

    A diretoria recebe para divulgação junto à equipe pedagógica ( em pendrive ou por e-mail):

    – Lista de vídeos online sobre Santos Dumont.
    – Indicação de livros sobre Santos Dumont – incluindo os de sua autoria.
    – Revista científica e lúdica para alunos das séries iniciais – formato PDF.
    – Material voltado às séries finais dos ensinos fundamental e médio – Power Point.

    Fornecemos na divulgação da peça em salas de aula: texto impresso contendo o conceito e sinopse do espetáculo.

     

    CONTRIBUIÇÃO DO NOSSO PROJETO À ESCOLA

    – Formação de espectadores de teatro no ambiente escolar.
    – Incentivo à prática da leitura.
    – Divulgação da obra do cientista e escritor Alberto Santos Dumont.
    – Incentivo aos estudos e práticas empreendoras pelo bem comum.

     

    COMPROMETIMENTO DOS EDUCADORES

    Muito além da apresentação de um espetáculo teatral, trata-se de um projeto pedagógico multidisplinar que funciona de modo colaborativo abrangendo alunos de séries iniciais ao Ensino Médio. Sendo assim, é fundamental que os professores colaborem de maneira objetiva com propostas integrativas, sugerindo trabalhos que proporcionem um diálogo da temática da peça com a disciplina que leciona. Gostamos de receber os resultados desses trabalhos – seja em forma de desenhos, redações, etc. Assim avaliamos o nosso Projeto.

     

    INCENTIVO À LEITURA

    Levando em conta que nosso projeto fomenta o interesse pela leitura, solicitamos aos educadores que sugiram a seus alunos leituras sobre Santos Dumont – inclusive os livros de sua autoria: “Os Meus Balões” e “O Que Eu Vi, O Que Veremos”, de seus inúmeros biógrafos, e correlatos como a obra de Júlio Verne; assistindo a filmes e elaborando.

     

    UM ESPETÁCULO DE INCLUSÃO ONDE PORTADORES DE ATENÇÕES ESPECIAIS SÃO BEM-VINDOS

    Tem sido frequente a presença em nossas plateias de portadores da Síndrome de Down, paralisia cerebral, autistas, deficientes visuais e auditivos. Todos são muito bem-vindos e têm mostrado que assimilam a proposta lúdica apresentada, se divertindo muito sendo devidamente acompanhados de seus monitores.

    Vale lembrar das apresentações nas quais tivemos um tradutor de LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais, fazendo a descrição simultânea durante a peça para portadores de deficiência auditiva.

    Já os que possuem cegueira total, geralmente são acompanhados por professores ou monitores que descrevem a parte visual da peça enquanto o ator busca dar atenção especial nos momentos de interatividade com o público.

    Inclusão

    DISSEMINAÇÃO

    Através de “SANTOS DUMONT ESTÁ VIVO!”, temos proporcionado a estudantes – e a seus familiares, um espetáculo de alto padrão, causando impacto positivo em sala de aula bem como nos lares. São grupos sociais que se unem às apresentações, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma nova mentalidade, segundo depoimentos de quem assistiu a peça.

    Os resultados têm sido animadores. Podemos observar o aumento da autoestima individual e do grupo , também o despertar para a importância da Educação e da leitura.

     

    ACOMPANHAMENTO

    A temática apresentada no espetáculo é rica, ampla e diversa. Os professores – do ensino fundamental, médio e EJA, recebem material de apoio para desenvolverem trabalhos pedagógicos complementares, antes e depois da encenação.

    Os temas apresentados durante a peça tem sido trabalhados em salas de aula com êxito. Sâo redações, desenhos, caricaturas, questionários, debates relativos à vocação de cada um, elaboração de gincana cultural sobre os tema abordados no espetáculo ou a montagem de peças teatrais pelos estudantes.

    Em 2009, a professora de Matemática Aline Bona – EEEM Rubem Berta – Vila Jardim, Porto Alegre, propõe a seus alunos do Ensino Médio que assistam à peça buscando entender como Santos Dumont usou esta disciplina para alcançar seus êxitos. Não apenas fazendo cálculos, mas lançando mão do raciocínio matemático para encontrar as soluções que buscava. Mais que uma proposta que evidenciasse a importância dessa matéria, uma ideia original, criativa e apropriada à proposta deste Projeto.

    Após a avaliação em aula, são fornecidos ao ator que os lê e arquiva.


    AVALIAÇÃO

    No final de 2014 uma escola estadual da Região Metropolitana de Porto Alegre, com cerca de 2000 alunos, fez uma pesquisa para avaliar seu ano letivo. Perguntaram aos alunos qual experiência consideraram mais significativa durante todo o período – de março a dezembro. Entrevistados por um professor da área de linguagens (que registrou esses diálogos em vídeo), a resposta foi unânime: “O teatro do Santos Dumont” – disse a maioria dos entrevistados.

    Vale ressaltar que temos recebido com frequência o depoimento de alunos que após assistirem ao espetáculo alcançaram resultados significativos como, por exemplo, a aprovação no vestibular para o curso de Medicina Veterinária da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Outros citaram que a motivação proveniente da peça, os fizeram ir em busca de seus projetos obtendo os resultados desejados, superando suas “limitações”. Estes somam-se a relatos de pais de alunos que ao vivenciarem a experiência de assistir à peça despertaram seu interesse pela leitura, visto que a damos ao livro protagonismo, incentivando assim esta valorosa prática.